logo-angelo-contar

saiba mais sobre

CÂNCER DE PRÓSTATA Um assunto que requer conhecimento e prevenção

O que é preciso saber sobre este tipo de câncer?
Quais os sinais de aviso? Quando devemos procurar um urologista? Tem cura?

O câncer de próstata é um tipo de câncer que afeta uma glândula (próstata) localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o tumor maligno mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Em fases mais avançadas, os sintomas mais comuns são dor em estruturas ósseas, mais frequentemente coluna e sintomas compartilhados com o aumento benigno da próstata. Estes podem ocorrer mais precocemente, seja pelo próprio câncer ou porque existe a ocorrência do aumento benigno ao mesmo tempo. São eles: dificuldade para urinar, jato fino e fraco, muitas micções à noite (noctúria), demora para iniciar ou terminar a micção, urgência miccional, entre outros.

Importante ressaltar o por que não há sintomas nas fases iniciais do câncer de próstata: a próstata não apresenta sensibilidade dolorosa, portanto dor não é um sintoma útil. Outro aspecto é que o câncer de próstata não gera volume, então a próstata não apresenta aumento de tamanho nas fases iniciais, Ou seja, inicialmente o câncer de próstata é TOTALMENTE ASSINTOMÁTICO. O check up de próstata existe por estes motivos e é durante esta fase inicial que podemos obter a cura. Quando surgirem sintomas, como a dor óssea, ou a dificuldade para urinar, poderemos ter um caso avançado, sem chances de cura.

A partir dos 50 anos, é recomendado que os homens realizem exames de diagnóstico precoce anualmente para detectar o câncer de próstata em estágio inicial. Homens com histórico familiar da doença, devem começar a fazer os exames a partir dos 45 anos.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do exame de toque retal e do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Caso haja suspeita da doença, o urologista pode solicitar outros exames, como ressonância magnética, PET SCAN e biópsia da próstata. 

O tratamento do câncer de próstata depende do estágio da doença. Em estágios iniciais, pode ser feita a cirurgia para retirada da próstata ou radioterapia. Em casos mais avançados pode ser necessário fazer quimioterapia ou terapia hormonal. A cirurgia hoje é realizada com uso de robô, com altas taxas de cura total e poucos, ou nenhum efeito colateral.

O urologista é o médico especialista do aparelho urinário e reprodutor masculino e poderá lhe orientar na conduta e relação ao diagnóstico mais precoce possível.

©2023 Dr. Angelo Palma Contar
CRM-PR: 14.715 RQE:9046