logo-angelo-contar

saiba mais sobre

NOCTÚRIA Você precisa acordar várias vezes para urinar?

Urinar muito à noite é um sinal que algum problema urológico está em desenvolvimento. Mas o quanto é normal urinar a noite? E quais problemas isso pode revelar?

A noctúria é um problema que afeta muitas pessoas, especialmente aquelas com mais de 50 anos de idade. Ela é caracterizada pelo aumento da frequência noturna de micções.

Em geral, urinar uma ou duas vezes durante a noite é considerado normal. No entanto, urinar mais que isso, pode ser um sinal de alerta que indica algum problema na próstata, na uretra ou na bexiga. Juntamente com o jato mais fraco e dificuldade para começar a micção, pode sugerir aumento da próstata, câncer de próstata, ou então estenose da uretra. Associado à ardência miccional, pode sugerir infecção urinária, ou prostatite. Associado à urgência para urinar, com perda de urina, pode indicar doenças neurológicas da bexiga, frequentes em idades mais avançadas.

Além disso, urinar muito à noite pode acometer pacientes que fazem uso de medicamentos diuréticos para controlar a pressão arterial ou para retirar excesso de líquidos corpóreos por uma alteração na função renal, ou cardíaca.

Importante enfatizar que a noctúria não é uma doença em si, mas um sinal de alerta para várias doenças. 

Para diagnosticar o que a noctúria está representando, o urologista realiza a entrevista médica (anamnese) e solicita exames como o ultrassom, tomografia, ou urodinâmica, ou ressonância, para avaliar rins, bexiga e próstata  além de exames de urina e função renal. A partir desses exames e dos sintomas do paciente, realiza-se uma investigação mais pormenorizada a fim de entender a causa e estabelecer um tratamento adequado.

©2023 Dr. Angelo Palma Contar
CRM-PR: 14.715 RQE:9046